A voz é uma das ferramentas mais preciosas que possuímos, seja para nos expressarmos, comunicarmos ou criarmos arte através do canto. No entanto, muitas vezes negligenciamos sua saúde e cuidado, submetendo-a a situações de estresse e sobrecarga sem a devida atenção. Este artigo é dedicado a todos os que reconhecem a importância de cuidar da saúde vocal. Aqui, exploraremos práticas essenciais de saúde vocal, desde o entendimento da anatomia e funcionamento da voz até dicas e técnicas para prevenir lesões e manter uma voz saudável e expressiva. Seja você um cantor profissional, professor, palestrante ou simplesmente alguém que valoriza sua voz, este guia abrangente oferece insights e orientações para que você possa cuidar melhor desse valioso instrumento que é a sua voz.

Devagar e sempre

Antes de ler essas dicas, é importante que você saiba que NÃO precisará mudar radicalmente seus hábitos e sua vida para poder cantar bem, basta que alguns cuidados façam parte de sua rotina.
Se você não tem alguns dos bons hábitos e/ou tem alguns dos maus hábitos para voz, não se desespere! Basta ir aderindo aos poucos, foque, por exemplo, na hidratação do corpo, depois observe se respira bem antes de falar e se fala muito alto ou grita, tente ir controlando e buscando domínio sobre o seu instrumento. Aos poucos, excelentes hábitos farão parte de sua rotina, e sua voz agradecerá.
Mas é importante trazer esses cuidados para sua vida, pois será difícil ver grande resultado técnico se existem muito fatores externos que prejudicam sua voz, seu aparelho fonador e seu corpo.

Então, cuide-se! E permita que a técnica vocal venha ter efeito positivo no seu canto.

Hidratação

Atenção ao Choque Térmico

É permitido beber água gelada quando não estiver cantando ou falando muito (trabalhando com a voz), o sistema fonatório fica aquecido e o contato com o “gelado” causa choque térmico altamente nocivo à saúde vocal e de modo geral, segundo pesquisas médicas. Caso somente tenha água gelada disponível, você pode segurar a água na boca cerca de 10 segundos e depois engolir. Desta forma, adaptamos a temperatura do líquido à do nosso corpo.

Evite mudanças bruscas de temperatura, pois favorecem alterações na mucosa.

Ar condicionado e ambientes inadequados à voz

Gritar, pigarrear, sussurrar e tossir

Alimentação e medicamentação

Alergias e saúde geral

Disfonia

Para cantar

Cuide bem da sua voz, ela é unica!!